Baseado nos dias de hoje, em que nos comunicamos, quase que exclusivamente, pela internet, em que estamos sempre querendo mais e que nossos dias são baseados naquela famosa "correria" deste mundo atual... É que eu me pergunto, onde fica a preocupação com o meio ambiente nessa história toda? Já não é novidade para ninguém que o planeta Terra está em situação calamitosa em relação ao aquecimento global. No entanto, as principais atribuições para o aquecimento global são relacionadas às atividades humanas (como desmatamentos e poluição excessiva), que intensificam o efeito de estufa, as altas variações de temperaturas, o degelo e etc.
Atualmente os principais emissores dos gases do efeito de estufa são respectivamente: China, Estados Unidos, Rússia, Índia, Brasil, Japão, Alemanha, Canadá, Reino Unido e Coreia do Sul. Uma informação interessante é que, apesar do Brasil estar entre um dos primeiros que mais emitem gás carbônico, ele é o terceiro com mais capacidade para reduzir as emissões se adotar amplamente tecnologias da informação e de comunicações atuais, outro fator que coloca o país em uma posição mais favorável é sua matriz energética, que tem como principais fontes a produção de energia a partir das hidrelétricas e o uso do etanol como combustível 'limpo' –diferente da China, por exemplo, tem como principal fonte de energia o carvão, altamente poluidor.
Diferente do que muitas pessoas pensam, para lutar contra o aquecimento global não é preciso ter atitudes muito rígidas e complicadas, muito pelo contrário, é com cada um fazendo a sua parte, cada um fazendo um pouquinho por dia à fim de ajudar o planeta é que podemos lidar com isso de forma não tão trágica. Afinal de contas, não custa nada deixar o carro na garagem e ir caminhando até a padaria, instalar um chuveiro de baixa pressão, manter sempre a pressão dos pneus no valor correto, conservar as árvores do seu pátio, desligar os aparelhos eletrônicos quando os mesmos não estão sendo utilizados e por aí vai. Até levar as suas sacolinhas recicláveis para guardar as compras do supermercado, já ajuda muito! E por último, mas não menos importante, esta é uma causa que vale a pena “comprar a briga”, afinal de contas, não é a sua vida que está em jogo, é a vida dos seus filhos e de milhares de pessoas que num futuro não muito remoto , não poderão gozar de uma tarde na praia em uma temperatura agradável.
Apesar de ser intensificado pela atividade humana, o aquecimento global é um processo natural do planeta. Mesmo que toda a população mundial se posicione para acabar com seus efeitos, o máximo que se poderá conseguir é amenizá-los e adaptar suas vidas à uma nova fase do globo.
ResponderExcluirGostei muito como colocaste teu texto, tá simples, direto e não é chato de ler. Parabéns!
ResponderExcluirGostei muito que tu ressaltou vários aspecto quase imperceptíveis do nosso cotidiano que lá de vez em quando paramos pra pensar, talvez só quando fazemos o blog de biologia paramos pra pensar nisso. Mas é verdade, as pessoas cada vez querem mais e mais, mais tecnologia, tudo mais prático, tudo que exija menos esforço, tudo mais mais, para mais dinheiro e acabam por não pensar nas consequências que isso gerará.
E com tantos mínimo atos do dia a dia que não mudará em nada na nossa vida pois não nos atrasará pra nada, a gente não faz, que é o mínimo que deveríamos fazer para ajudarmos nosso planeta. Mas agora, na minha opinião não tem mais como reverter, apenas diminuir.